Festa da Penha 2023 tem datas e tema definidos

A Festa da Penha 2023 será entre os dias 9 e 17 de abril e já tem tema definido para os nove dias de evento: “Com Maria, Chamados a Servir”. O tema foi apresentado na manhã desta quinta-feira (8) por membros da Comissão Organizadora do evento, com a presença de parceiros, autoridades e imprensa na Casa Verde do Convento da Penha. Na oportunidade também foi divulgada a identidade visual da 453ª edição do evento, que destaca símbolos capixabas e frutos típicos do Estado.

“O tema está em sintonia com o terceiro Ano Vocacional da Igreja Católica no Brasil, que começou no último dia 20 de novembro e será celebrado até 26 de novembro de 2023, em comemoração aos 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no País. O ano vocacional deste ano tem como tema: ‘Vocação: Graça e Missão’ e como lema “Corações ardentes, pés a caminho”, explica Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha e membro da Comissão Organizadora da Festa da Penha.

Ele lembra que Maria é modelo e mestra no caminho de consagração. “Ela nos ensina a sermos discípulos e missionários do Senhor na fé incondicional, no amor sem restrições, na doação e no serviço. Ela nos mostra como ficar de pé sob a cruz, acreditando na ressurreição do dia a dia, cumprindo tudo com amor, para que Jesus seja louvado em cada instante de nossas vidas. Ela é a Mãe dos vocacionados e de todos os filhos de Deus, aquela que soube escutar no seu coração o chamado de Deus. Por isso, o tema “Com Maria, Chamados a Servir” irá nortear nossos nove dias de celebração da padroeira”, completou.

O evento de lançamento contou com as presenças da primeira dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; do prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo; a superintendente do Iphan, Elisa Taveira; representantes das prefeituras de Vitória e Cariacica e de secretarias do Governo do Estado, além de patrocinadores e parceiros da Festa da Penha.

“Eu me sinto muito honrado em poder contribuir um pouco com a Festa da Penha. Na edição passada, quando o evento passou a ser presencial, marcamos pela infraestrutura que o município de Vila Velha preparou para os fiéis. Tenho certeza que em 2023 nós vamos superar e fazer uma festa ainda mais acolhedora, bonita e com mais estrutura”, disse o prefeito Arnaldo Borgo. Ele afirmou que a equipe ainda avalia se consegue, em tempo hábil, realizar a reforma do Parque da Prainha antes da Festa da Penha.

🔹Oitavário

Durante cada um dos oito dias do Oitavário em preparação ao dia de Nossa Senhora da Penha (17 de abril), serão abordados temas ligados à vocação: como o batismo, o chamado à vida, o matrimônio, o compromisso do leigo e dos ordenados, o chamado à vida religiosa consagrada, o ministério de catequistas e o chamado ao serviço.

A Festa da Penha tem início no Domingo de Páscoa, dia 9 de abril, e, no sábado seguinte, dia 15, será a Romaria dos Homens. Domingo, dia 16, a Romaria das Mulheres, e no dia de Nossa Senhora da Penha, na segunda-feira, dia 17, feriado estadual, será a Missa de Encerramento. A programação completa e oficial será divulgada posteriormente.

🔹Identidade visual

Símbolos do Espírito Santo estão presentes na identidade visual da Festa da Penha 2023, envolvendo a imagem de Nossa Senhora da Penha. Vegetação da Mata Atlântica, colibri, orquídea, uvas, flores de laranjeiras, frutos de café, cacau e o Convento da Penha foram representados na nova marca, que traz também a imagem de fieis em romaria. A nova identidade visual, criada pela publicitária Ana Ferreira, da agência Crafi, irá estampar camisas, outdoors, canecas e banners, além de ser utilizada amplamente pela imprensa e peças de divulgação ao abordar o evento.

“A arte traz em destaque a imagem da padroeira –  Nossa Senhora da Penha, e no seu entorno elementos presentes na cultura, particularmente, agrícola, do Estado do Espírito Santo, para simbolizar os frutos da vocação, isto é, todos somos chamados a servir, a exemplo de Maria, e toda resposta ao chamado gera frutos de bondade, partilha, vida… Assim misturamos ao tema da Festa de 2023 elementos que nos remontam à nossa cultura, também para dizer que a Festa da Penha é patrimônio de todo povo capixaba”, explica padre Renato Criste, membro da Comissão Organizadora da Festa da Penha.

As peças com a nova identidade visual começaram a ser produzidas e as primeiras camisas e canecas já estão à venda na secretaria do Convento da Penha, na subida da Capela. O local funciona de segunda a sábado, de 6 às 16h30 e domingo de 4h30 até 16h30.

🔹Marca no Vaticano

Além da nova identidade da próxima edição da Festa da Penha, as peças utilizam também a marca oficial do evento, criada em 2019 e que desde então é um símbolo da Festa da Penha, presente em todas as edições.

O vitral, que traz imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus em seu colo, chegou às mãos do Papa Francisco em outubro. O Santo Padre foi presenteado pelo arcebispo de Vitória, Dom Frei Dario Campos, em visita ao Vaticano.

A concepção da marca em 2019, assim como a identidade visual da próxima edição, foi criada pela publicitária Ana Ferreira, sendo a peça de arte que presenteou o Papa produzida pela artista capixaba Vivian Chiabai.