Saiba mais sobre 3º Ano Vocacional no Brasil

 

Em abril deste ano, por unanimidade, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023, que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e considerando as sugestões e reflexões nas várias reuniões, a Comissão escolheu e divulgou nesta terça-feira, 13 de julho, como tema do Ano Vocacional 2023 “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

A escolha do tema e lema

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

A realização do 3º Ano Vocacional no Brasil celebra 40 anos de um lindo caminho da Pastoral Vocacional no país desde 1983, quando o primeiro ano foi celebrado. Desde então foram realizados congressos, simpósios e diversos encontros vocacionais a nível nacional e continental.

Cartazes dos Anos Vocacionais: 1983, 2003 e 2023


Confira os principais eventos nesses 40 anos com os temas e lemas:

1983:  1º Ano Vocacional do Brasil, com o tema e lema “Vem e segue-me” (Mt 19,21; Mc 10,21; Lc 18,22).

1994:  1º Congresso Continental Latino-Americano de Vocações (Brasil), com o tema “A Pastoral Vocacional no Continente da Esperança”.

1999:  1º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio” e o lema “Coragem! Levanta-te, Ele te chama” (Mc 10, 49b).

2003:  2º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações” e o lema “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4).

2005: 2º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Igreja, Povo de Deus a serviço da vida” e o lema “Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20,4).

2010: 3º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Discípulos missionários a serviço das vocações” e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

2011: 2º Congresso Continental Latino-Americano e Caribenho de Vocações (Costa Rica), com o tema “Chamados a lançar as redes para alcançar a vida plena em Cristo” e o lema “Mestre, em tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5).

2014:  Simpósio Vocacional do Brasil, com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão”.

2019: 4º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação e Discernimento” e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4).

 

Oração do Ano Vocacional

Senhor Jesus,
enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os
pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso
chamado e a urgência da missão. 

Continuai a encantar famílias, crianças,
adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar,
com generosidade e vigor,
a serviço do Reino,
em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a
vocação aos Ministérios Leigos,
ao Matrimônio, à Vida Consagrada
e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação
e a responder com alegria.

Amém!

 

Hino do Ano Vocacional

(Letra: Dom Pedro Britto / Música: Pe. Wallison Rodrigues)

Subiremos a montanha, qual Jesus.
Passaremos dia e noite em oração.
Ouviremos o Senhor a nos chamar
A uma nova estação vocacional.
E o convite pra com Ele hoje estar
Numa Igreja toda ela sinodal.

Emaús é aqui, onde arde o coração!
Emaús é aqui, onde os pés se moverão!
Emaús é aqui, com graça e oração!

Desceremos da montanha, com Jesus.
Trilharemos o caminho de Emaús,
A procura de irmãos crucificados,
A uma nova estação vocacional.
Aquecer os corações desconsolados,
Numa Igreja toda ela sinodal.

 Emaús somos nós, uma Igreja em saída,
Emaús somos nós, juventudes reunidas.
Emaús somos nós, no cuidado com a vida!

Abriremos nossos olhos, em Jesus,
Quando Ele nos falar ao coração.
Mesa pronta, pão partido e partilhado,
Por uma nova estação vocacional,
Ele está e ficará ao nosso lado,
Numa Igreja toda ela sinodal.

 Emaús é assim: Despertar a multidão!
Emaús é assim: Discernir a vocação!
Emaús é assim: Como graça e missão! 

4. E seremos missionários, qual Jesus,
Indo em busca destas novas gerações,
Com Maria, pelos campos e cidades,
Por uma nova estação vocacional.
No Espírito formar comunidades,
Numa Igreja toda ela sinodal.

Emaús é aqui: Ao levar consolação.
Emaús somos nós, Onde houver desolação.
Emaús é assim: Uma graça e vocação!

 

Subsídios - Clique na imagem para fazer Download em PDF

Apresentação do Texto-Base

 

Conheça mais sobre o logo

CLIQUE AQUI para acessar os arquivos do logo oficial e o Manual da Identidade Visual. De acordo com orientação da Edições CNBB, os que fizerem uso do material gráfico disponibilizado “não poderão auferir ganhos, qual seja, a utilização deve ser de forma gratuita, sem ônus algum para os usuários finais e tão somente para os fins desejados, sendo vedado o uso para outras finalidades e campanhas”.

Todos são convidados a contemplar a vocação, como um dom e iniciativa divina, a partir da experiência de encontro com o ressuscitado, na participação da vida comunitária e em perspectiva missionária.  Esta foi a inspiração para o logo oficial para o 3º Ano Vocacional, idealizado pelo Pe. Reinaldo Leitão. Com traços simples e repleto de símbolos inspirados no tema e lema, o logo busca ser uma síntese do desejo de que o ano seja para todos os cristãos período de ação de graças pelos dons do Espírito Santo e discernimento sobre o chamado de Deus a cada um. Confira a explicação dos elementos do logo:

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe!