Padre Jader Jesus Silva

História Vocacional 

Comunidade de Origem: São José Operário
Nascimento: 04 de março de 1982
Entrada no Seminário: 30 de Janeiro de 2006
Ordenação Diaconal: 21 de Junho de 2014
Ordenação Presbiteral: 02 de Maio  de 2015
Paróquia Atual: Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Imaculado Coração de Maria

JADER JESUS SILVA, nasceu no dia 04 de março do ano 1982, na cidade de Conceição da Barra (ES), filho de Jesuíno de Jesus da Silva e Anita Jesus Silva. Tem um irmão chamado Jackson Jesus Silva que é casado com Kênia Cristina Jesus Silva e um sobrinho de 2 anos de idade chamado Íthalo Jesus Silva.

A família deste jovem é humilde, trabalhadora, acolhedora e super religiosa. Seus pais sempre contribuíram no serviço pastoral e continuam servindo com muito amor a Igreja de Jesus Cristo. Assim inseriu-se na comunidade cristã, (São José Operário – Cobraice- Conceição da Barra-ES), onde realizou os sacramentos da iniciação cristã.

Recebeu o sacramento do Batismo aos 30 de março de 1984, na comunidade São José Operário ( Cobraice). Sua Primeira Comunhão e Primeira Confissão aconteceu no dia 13 de Abril de 1995 realizado pelo Padre Carlos Fraggion. Sua Crisma foi realizada no dia 24 de setembro 1997, na sua comunidade de origem realizada por Dom Aldo Gerna, pertencendo assim a Paróquia Nossa Senhora De Fátima – Pedro Canário.

Exerceu o serviço pastoral durante esse tempo, na pastoral da criança, litúrgica, grupo de reflexão, teatro, grupo de jovens e na missão jovem, franciscana, passionista, popular, e junto aos seminaristas na época. E participou dos curso de Cristologia realizado na Paróquia de São Gabriel da Palha durante esse tempo.

Na sua vida profissional trabalhou, em uma empresa chamada ENFLORA, que batia veneno no meio do eucalipto, depois atuou como professor de educação física e ciências durante 4 anos nas escolas municipais e estaduais, cursou o nível superior de educação física (uma das suas paixões- de exercer o contato com ser humano e tentar entender e ajudá-lo).

O chamado de Deus na vida desse jovem se deu desde o seu nascimento, com a inserção na comunidade, com os serviços pastorais e intensificou-se mais ao ter esse contato com o povo. Deus foi modelando deixando inquieto o seu coração e através dos sinais de graça, pessoas ajudaram esse servo a avançar para águas mais profundas, com muita oração e conversa com Padre Carlos Fraggion, na época Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Pedro Canário, ele o orientou a fazer o acompanhamento vocacional, que se iniciou em fevereiro de 2005, na cede da Diocese (em São Mateus).

Neste tempo de preparação e escuta interior, que se iniciou na assembleia vocacional, foi confirmando o chamado de Deus na vida e na vocação desse homem de Deus. Passado um ano de discernimento vocacional, Jader passou por uma semana chamada estágio, no qual foi aprovado para ingressar no seminário no ano seguinte.

Com o coração tomado de felicidade, deu a notícia a seus pais e a toda comunidade. No dia 29 aconteceu uma celebração de envio em sua comunidade, confirmando o apoio e a oração de cada irmão.

Em Janeiro de 2006, no dia 30, Jader deixou sua família e foi ingressar no Seminário Propedêutico São João XXIII. Durante um ano foi acompanhado pela equipe de formação, junto com outros seminaristas e o Padre Belmiro se preparando para seguir uma nova etapa da formação em Carapina ( SERRA). 

No dia 04 de fevereiro de 2007, ingressou no Seminário Maior da Diocese de São Mateus em Carapina, Serra-ES, permanecendo lá até 2013, e neste período concluiu a faculdade de Filosofia e Teologia, tendo como reitor na época (Pe. Ailton Menegussi – Hoje Bispo de Crateús) e Pe. Edson Alexandre dos Santos ( atual Reitor).

No período da formação o Seminarista Jader contribuiu com o serviço pastoral, tempo da filosofia, da Paróquia são José Operário, na comunidade São Paulo atuou como catequista, com uma turma na preparação para 1º comunhão, 1ª confissão e como coordenador de catequese desta comunidade. Nesta Paróquia atuou também como coordenador dos coroinhas, durante 03 anos que pertence a Arquidiocese de Vitória. Na teologia exerceu o serviço pastoral durante 03 anos na Paróquia de Barra de São Francisco, depois 1 ano 4 meses na Paróquia São Cipriano – Jaguaré.

Durante, a caminhada vocacional, o seminarista vai assumindo alguns ministérios até chegar ao presbiterado e diaconado, e a trajetória começou assim:

No dia 24 de novembro de 2012 o Seminarista Jader recebeu o ministério de Leitor, na Paróquia de São Gabriel da Palha por ocasião da ordenação Presbiteral do Pe. Ângelo Salvador. No dia 20 de abril de 2013 na Catedral de São Mateus recebeu o ministério de acólito da Santa Igreja, por ocasião, da ordenação Diaconal dos seminaristas Carlos Henrique e Marcos Stingel. No dia 24 de novembro de na Catedral de São Mateus, Jader foi admitido as Ordens Sacras, no encerramento da mini-assembléia, e assim preparado para receber o diaconato.

No dia 15 de Dezembro 2013 após encerrar os 8 anos de formação no seminário maior o seminarista Jader, deixa o Seminário para morar na Paróquia São Cipriano em Jaguaré, como os padres Fabiano Marchesini e Moacir Pinto. A partir de agora, ele será chamado Seminarista estagiário, pois saiu do seminário, e está no período de estágio se preparando para se tornar diácono.

No dia 10 de maio de 2014 por necessidade pastoral o estagiário Jader foi transferido para a Paróquia de Ponto Belo ( Sagrado Coração de Jesus ) e Mucurici ( Nossa Senhora de Fátima) para servir no serviço pastoral junto com padre Amarildo da cruz, e o povo de Deus.

Após um tempo de oração e reflexão na sua caminhada vocacional, o jovem estagiário Jader foi ordenado Diácono na Catedral da Diocese de São Mateus por Dom Zanoni Dementtino Castro, aos 21 de Junho de 2014 as 17:00 com o lema: “ POR CAUSA DO EVANGELHO FAÇO TUDO” ( 1Cor 9,23) tornar parte do evangelho para que na vida e na caminhada se torne participante dele, com a presença dos padres da Diocese e o povo de Deus reunido.

Assim o Diácono Jader Jesus Silva continuou na Paróquia Ponto Belo e Mucurici exercendo o seu diaconato com auxílio do irmão Padre Amarildo da Cruz e o apoio das irmãs de Santa Paulina.

No serviço pastoral, comecei a exercer o oficio assistindo matrimônios, batizados, realizado celebrações nas comunidade, ministrando encontros e retiros e ajudando o povo alimentar a fé , a esperança e a caridade.

Com esse serviço fui aprimorando e embebendo do ministério que assumir e aspirando o ministério sacerdotal.

No dia 02 de maio fui ordenado presbítero para a Diocese de São Mateus, na Paróquia São João Batista localizada em Braço do Rio, no qual sou o primeiro padre desta Paróquia missionária.

01
01
03
03
04
04
05
05
06
06

A ordenação foi belíssima, presidida pelo Dom Zanoni Dementtino Castro e concelebrada pelo Dom Aldo, Monsenhor Emilio, Padre Valdinei e demais Padres de nossa Diocese, e das Diocese vizinhas, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, e demais for do Estado do Espírito Santo, esteve presente também vários seminaristas, irmãs e leigas consagradas, sem contar vários diáconos. Na ordenação Presbiteral teve o lema:“ TU ME ESCOLHESTES AO NASCER E ME CHAMASTES POR TUA GRAÇA” ( GL 1,15).

O povo de desta singela paróquia abrasou a ordenação com muito amor que não faltou nada, este mais de quatro mil pessoas do quatros cantos da Diocese de são Mateus.

Assim que ordenou, assumiu como padre Assessor da Pastoral da Criança na diocese de São Mateus norte do Estado do Espírito Santo que esse faz 07 anos nesse serviço. Em 2021,  o Padre Jader assumiu como Assessor do Estado do Espírto Santo quer dizer como assessor eclesiástico do Regional Leste 3 da Pastoral da Criança (da Diocese de  Cachoeiro de Itapemirim, da Diocese de  Colatina, da Arquidiocese de Vitória e de São Mateus)

No início do ministério Sacerdotal do padre Jader nos três primeiros anos exerceu a sua missão como vigário paroquial em Pinheiros na Paróquia São João Evangelista. Seu ministério foi marcado com pelas visitas aos enfermos, celebração de exéquias, bênção de casas e comércios, missas ao hospital e também ao asílo,atendimentos no escritório paroquial, missas, sacramentos e o serviço com a pastoral da criança naquela paróquia.

No seu quarto, quinto e sexto ano, foi marcado nas paróquias Ponto Belo/Mucurici, Vila Valério e Montanha junto as crianças e a pastoral familiar, bem com as santas missas e vistas pastorais que marcam ministério do padre.

O padre Jader tem a linha de espiritualidade  voltada no padre Antônio Chevrier que trabalha no Padre como um outro Cristo. onde ele reza pelos seguintes sinais:  O presépio ( representa a Pobreza - um homem despojado), Eucarístia( representa a Caridade - um homem consumido) e a cruz ( representa a morte a si mesmo - um homem crucificado).

A missão do padre é da entrega ao serviço do próximo que também é a do padre Jader.

Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe!