Formação Litúrgica, Ficha 66: Celebração da Palavra de Deus (VI)

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS (VI)
Formação Litúrgica em Mutirão - CNBB - rede celebra - revista de liturgia
Ficha 66

Ir. Veronice Fernandes

O VALORIZAÇÃO DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

"Promova-se a celebração da palavra de Deus nas vigílias das festas solenes, em alguns dias feriais do advento e da quaresma e nos domingos e dias de festa, especialmente onde não houver padre; neste caso será um diácono, ou outra pessoa delegada pelo bispo a dirigir a celebração" (SC 35,4). Com este pronunciamento a constituição conciliar Sacrosanctum Concilium, põe o selo oficial, no que diz respeito à prática das celebrações ao redor da palavra de Deus. O documento conciliar, além de assumir tais celebrações, ainda incentiva-as.

Vários documentos posteriores ao Vaticano II ofereceram orientações e reflexões que contribuíram para que a celebração da palavra de Deus aos poucos fosse ganhando corpo e estrutura de uma celebração litúrgica com uma dinâmica dialogal: Deus convoca e chama a assembléia, sujeito eclesial da celebração, para escutar sua palavra, ao longo do ano litúrgico; a palavra proclama a história da salvação, que tem como centro o mistério pascal de Cristo. A palavra celebrada torna-se acontecimento de salvação e diálogo de Deus com as pessoas, através dos gestos e ações simbólicas.

1. D. Clemente Isnard afirma que: "sem a celebração da palavra de Deus não teremos verdadeiras comunidades eclesiais de base, e, sem estas, o povo brasileiro, em grande parte, não conservaria a fé católica". Sem as celebrações dominicais ao redor da palavra de Deus, certamente a Igreja sucumbiria, pois são 70% das comunidades, aqui no Brasil, que sem poder celebrar a eucaristia, se reúnem aos domingos para celebrar ao redor da palavra de Deus.

Sabemos que as celebrações dominicais da palavra de Deus, presididas por leigos ou leigas são de grande valor: garantem a memória da Páscoa no dia do Senhor; são um espaço onde os participantes nutrem a fé cristã através da escuta da palavra que é anunciada e, a partir da escuta, dialogam com Deus; reforçam a dimensão comunitária e o compromisso com as iniciativas de evangelização.

A IGREJA, PRATICANTE DA PALAVRA DE DEUS

Podemos dizer que a palavra faz a Igreja e a Igreja faz nascer a palavra, não no sentido de a inventar, mas ao encarná-la e atualizá-la em sua realidade. Vejamos a afirmação do Ordo Lectionum Missae: "A Igreja cresce e se constrói ao escutar a palavra de Deus, e os prodígios que de muitas formas Deus realizou na história da salvação fazem-se presentes, de novo, nos sinais da celebração litúrgica, de um modo misterioso, mas real; Deus, por sua vez, vale-se da comunidade dos fiéis que celebra a liturgia, para que a sua palavra se propague e seja conhecida, e seu nome seja louvado por todas as nações. Portanto, sempre que a Igreja, congregada pelo Espírito Santo na celebração litúrgica, anuncia e proclama a palavra de Deus, se reconhece a si mesma como o novo povo, no qual a aliança, antigamente travada, chega agora à sua plenitude e perfeição. Todos os cristãos, que pelo batismo e a confirmação no Espírito se converteram em mensageiros da palavra de Deus, depois de receberem a graça de escutar a palavra, devem anunciá-la na Igreja e no mundo, ao menos com o testemunho de sua vida. Esta palavra de Deus, que é proclamada na celebração dos divinos mistérios, não só se refere às circunstâncias atuais, mas também olha o passado e penetra o futuro, e nos faz ver quão desejáveis são as coisas que esperamos, para que, no meio das vicissitudes do mundo nossos corações estejam firmemente postos onde está a verdadeira alegria" (OLM 7).

A palavra edifica a Igreja, povo de batizados, que reunida em assembléia, movida pelo dom do Espírito Santo, abre o ouvido do coração para escutar, celebrar e mais ainda, para proclamar e anunciar o acontecimento da salvação.

Perguntas para reflexão pessoal e em grupos:

1. O que poderá ser feito na sua comunidade para que a celebração da Palavra de Deus seja mais valorizada?
  2. O que é importante guardar e lembrar sempre na catequese, nas equipes de liturgia e na comunidade sobre a celebração da Palavra de Deus?

* Artigo publicado na Revista de Liturgia, São Paulo, n. 179, 2003, p.4-9